Relatório I

Hello, people!! =D

Agora que as terras tupiniquins ficaram lá no hemisfério sul, junto com o sol e todas as minhas roupas curtas e confortáveis, tive que ligar a playlist no melhor do sertanejo para entrar no clima brasileiro novamente e escrever pra vocês. Aôoooooooooo saudaaaade!

Pra começar a nova leva de relatórios, preciso preparar o psicológico de cada um, meus amigos: O buraco aqui é mais embaixo. E se a querida Rah que muitos definem como “a destemida das Américas” está dizendo… Acreditem! TÁ FODA.

O primeiro sinal de que a aventura seria daquelas sem pé nem cabeça foi o meu delicioso encontro com a celebridade web Inês Brasil. Meu povo, aquela mulher define o conceito de “diva”! Andava pelo aeroporto exibindo aquele corpo escultural com duas pessoas levando seus pertences. Eu que já tinha ido várias vezes ao Rio e nunca encontrado um famoso, fiquei saltitante, né? Saí correndo, pedi para o meu próprio paparazzi (Dudu) deixar a câmera preparada e fui pedir uma foto com a rainha. Me aproximei e disse: “Tudo bem? Tira uma foto comigo?” Ela, muito católica, respondeu: “Tudo bem, graças a Deus! Claro! Olha que nêga linda! Olha que cabelo liso channel maravilhoso!”Genteeee! Entenderam??? Ela elogiou o meu cabelo!!! As 4 horas presa no salão foram recompensadas ali naquele momento! Deixei o cartão da minha cabeleireira com ela e fui embora, toda feliz.

Depois disso, foi a tristeza de deixar o meu mozão aí, né? Ele chorou, fez biquinho, implorou para que eu não fosse, mas fazer o quê? Deixei um lencinho com o meu cheiro para ele e entrei para o embarque. (Os invejosos vão dizer que essa parte é mentira, mas tenho vídeo para comprovar o biquinho.) Só que eu preciso ser sincera: não foi legal. Também chorei, quis ficar lá agarrada nele, mas o Boeing 747 já estava lá estacionado e buzinando pra mim.

Entrei naquele avião e pronto: a realidade mudou. Já comecei a sentir o cheiro de mais uma grande história começando! A tripulação com aquela cara de capa de revista, todos britânicos e não falavam uma palavra em português. “Ah… mas isso é mole pra mim! Estudo inglês desde os 14 anos!” Não é verdade? …Sóoooo queeeee nãaaaaao! Experimente decidir entre a comida sem lactose, a sem temperos fortes, a sem glúten e a vegetariana e dizer que não quer nenhuma delas, só uma “meio-termo”. Experimente escolher entre chá inglês, café, vinho francês, whisky escocês, cerveja, vodka e dizer que quer uma só, mesmo querendo todas. Éeee! Tá achando que é mole? Não é não, meu irmão! No mais, tive um voo tranquilo, só curtindo os bons filmes de bordo e a viagem passou muito rápido.

Chegando em Londres, fui direto encarar a primeira fase da imigração. Encarnei a secretária executiva, fingi que não estava de moletom e lembrei do elogio da diva para ter uma força espiritual. Fui para o guichê da atendente e ela fez questão de me atentar de que não passo de uma brasileira ferrada. Me olhou com desprezo e perguntou o que eu tinha a oferecer ao Reino Unido. Humildemente, respondi que só estava ali para estudar inglês e ela carimbou meu passaporte.

Passada a tensão, fui me divertir no aeroporto. Gente do céu! Posso afirmar com toda certeza que a arquitetura daquele lugar foi inspirada na Times Square! Dava vontade de ficar parada na frente daqueles painéis de LED só vendo as ofertas e propagandas das lojas. Tudo colorido, brilhante e bem convidativo. Então, peguei minha grana e fui até a casa de câmbio para depois ver o que eu podia comprar. Bom, depois de juntar 20 dólares em notas de 1, troquei por libras. Para ser mais prática na explicação: meus 20 dólares renderam 1 sanduíche e 1 suco de laranja. Deliciosos, por sinal. Mas então, voltei para a frente dos painéis e continuei curtindo as propagandas… Porque, né?! ¯\_(ツ)_/¯

Peguei o próximo voo e… agora sim! Irlandaaaaaaaa!!!

Sobrevoando a cidade deu pra ver que a linha do Equador realmente divide dois mundos. Aquela ilha completamente verde, com campos retos e lisinhos, fazendas e estradas que parecem um tapete. Uma coisa tão linda de ver que um sapo veio na garganta. Segura essa emoção, fera!

A segunda ida ao guichê da imigração foi muito tranquila. Apresentei meus documentos e não perguntaram nada. Carimbo de 90 dias e partiiiiiu!! Fiquei uns minutos esperando pelo transfer e logo estava no hostel, de onde vos falo.

A primeira semana foi extremamente conturbada, como eu já previa. Eu precisava encontrar um moradia fixa para iniciar o processo de visto na imigração e fui correr atrás. Como a cidade é muito plana e relativamente pequena, fiz todas as buscas e visitas às acomodações a pé. Sinceramente, não consigo me lembrar qual foi a vez que dei tanto duro na vida. Foram muitos quilômetros andando a pé, chuva na cara, vento cortando a pele e muitos ‘nãos’ recebidos sem dó. Mas sola de sapato tá aí pra isso, não é verdade? Os resultados dessa batalha foram: uma bota jogada no lixo, três bolhas, um dedo sangrando e uma vaga na melhor área de Dublin por menos de 250 euros! Modéstia à parte, só por essas aí, vocês podem me chamar de pica muito grossa!

Por esse motivo, não consegui turistar nessa cidade tão linda e charmosa apropriadamente. O que posso dizer a vocês é que tudo aqui é um colírio para os olhos. Mesmo uma caminhada por qualquer ruela te leva a muitos séculos atrás. Qualquer irlandês pode te dar uma aula de história sobre o país, os vikings, celtas ou qualquer outra coisa. São simpáticos, atenciosos e cheios de disposição. Cheguei aqui há tão pouco tempo e já posso sentir que meus caminhos estão se abrindo!

Meu povo, a partir deste ponto, não consigo contar em detalhes cada coisa que descobri. Precisaria de muitas horas da paciência de vocês. Em suma, estou aprendendo a viver do zero novamente. Digo isso em todos os sentidos possíveis! Demorei 5 minutos para abrir a torneira, 20 para ligar o chuveiro e ainda não sei como tirar o refrigerante da geladeira. Como as diferenças são muitas, resolvi enumerar. Estão em ordem aleatória, de acordo com o que me vem na memória. Então, aquelas que vocês acharem que merecem uma explicação, é só falar que eu respondo tudo com uma história ilustrativa. Vamos lá:

  1.      – As torneiras duas formas de abrir: água fervente ou congelante. Encontre o eixo você mesmo.
  2.      – O chuveiro funciona como as torneiras, mas com uma única forma de abrir. Tome banho fervente ou congelante.
  3.      – As privadas de Londres jogam água na bunda e secam depois.
  4.      – Os irish (irlandeses) não tomam banho todos os dias.
  5.      –  Também não escovam os dentes. Os dentistas não incentivam o uso de creme dental por “retirar o esmalte dos dentes”. Só passam enxaguante bucal e tá tudo certo.
  6.      – Os banheiros não têm ralo ou janela. Ralo só dentro do box para o chuveiro e um aparelho para filtrar o vapor do banho.
  7.      – O trânsito funciona na mão inglesa. No chão está escrito para que lado da rua você deve olhar antes de atravessar.
  8.      – Aqui não existe autoescola. (Sério.)
  9.      – Todos os ônibus são de dois andares e tem aquecedor.
  10.  – Todos os estabelecimentos tem aquecedor.
  11.  – As passagens de ônibus são cobradas de acordo com a distância que você vai andar e são pagas apenas com moedas, na quantidade exata que foi cobrada. Você nunca receberá troco se pagar a mais e descerá antes se pagar a menos.
  12.  – Existe semáforo exclusivo para bicicletas.
  13.  – Você paga multa de 150 euros se seu cachorro faz cocô na rua. Depois de três multas, você vai preso.
  14.  – A coca-cola é muuuito doce. E o feijão também.
  15.  – Heinz é o pior catchup vendido aqui.
  16.  – Tem cream cheese liberado no café da manhã.
  17.  – A limpeza é feita com produtos químicos, vassoura e pano. Não existe rodo para vender. Faça o seu próprio.
  18.  – Chove todo dia sim, mas é garoa. Quando cai pingo mais grosso do céu todo mundo entra pros pubs e vai beber.
  19.  – Ainda não achei nenhuma folha nas árvores e já é primavera há quase 1 mês. Tô preocupada.
  20.  – Os bebês são mais brancos que leite e incrivelmente lindos.
  21.  – As crianças a partir de 2 anos são horríveis.
  22.  – Os médicos indicam que as crianças tomem seu primeiro banho somente aos três meses de idade. A sujeira cria uma casca na pele do bebê, que sai por volta do terceiro mês. É como se fossem pequenas cobras, trocando sua primeira pele.
  23.  – Os irish prestam atenção no que você está falando na rua e tentam entrar no assunto.
  24.  – Podem te multar se você atravessa a rua fora da faixa ou com o sinal fechado.
  25.  – Os guardas não usam armas nem cassetete.
  26.  – A unidade de medida usada para comida é a tulipa de cerveja (pint) e não a xícara.
  27.  – Ainda não tomei cerveja.
  28.  – Não existem pessoas nos caixas de supermercado. Você compra, você paga e vai embora.
  29.  – Os mendigos são chamados de nanás. Denominação dada pelos irish. Não os chame assim nem com os próprios irish. É uma ofensa.
  30.  – Os nanás mais perigosos atiram ovos em você.
  31.  – As casas dos nanás são melhores que a minha.
  32.  – Quero ser naná.
  33.  – Não é permitido beber bebidas alcoólicas na rua. Se quiser beber, procure quem tem um saco de pão na mão.
  34.  – Nenhum bar/pub cobra entrada.
  35.  – Uma pint de Guinness custa 2,50 euros.
  36.  – Ainda não tomei cerveja.
  37.  – Um grande número de pessoas sofrem de doenças ligadas à carência de vitamina D. É comum ver pessoas com dificuldade de locomoção por esse motivo.
  38.  – Quando o sol aparece durante o almoço, todos que trabalham em escritórios vão almoçar nos parques.
  39.  – É comum ver pessoas andando de pijama na rua.
  40.  – As mulheres irish sonham em ser bronzeadas. Como não conseguem por razões óbvias, usam maquiagens dois a três tons acima do ideal.
  41.  – Quando uma pessoa morre, o velório é uma grande festa. O morto fica em sua casa, os vizinhos organizam a comemoração e uma pessoa é escolhida para ficar 24 horas com o morto, bebendo e celebrando. Acreditam que a grande festa fará com que ele “acorde novamente”, mas no reino dos mortos.

E isso é tudo, pessoal! Apesar de achar que mereço estar no Guinness por não ter tomado nenhuma Guinness até hoje, meu assunto aqui vai além da diversão. Tenho certeza que o gosto dessa iguaria vai ser bem melhor quando minha situação estiver regularizada! Muito obrigada pela força que vocês sempre me deram. Com certeza, isso está fazendo a diferença aqui. Nem tudo são flores e a Europa não é só glamour, mas as fotos do Instagram dirão o contrário! 😉

Voltaremos em breve!

Mil beijos,

Rah.

Um comentário sobre “Relatório I

  1. Alessandra Lemos disse:

    Desculpa, Rah, mas eu não consigo acreditar que VOCÊ(!!!!), sendo você, ainda não tomou UMA CERVEJA!!!!!! Na terra a cerveja a criatura não bebeu cerveja??? hahahaha
    Estou com muuuitas saudades já!!
    Falto o “oooooooo povo!!” hahahaha!!
    Beijos,
    Alessandra Lemos.

    Curtir

Deixe um comentário